top of page
000 (20).jpg
Fundo laranja

Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho”

000 (38).jpg

Paranavaí, 13 de outubro de 2025.

Receber hoje a Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho” é, para mim, motivo de profunda honra, gratidão e responsabilidade. Esta condecoração, que leva o nome do primeiro prefeito de nossa cidade — médico, administrador e homem que dedicou sua vida à comunidade — carrega um peso histórico e simbólico que me emociona profundamente.

Sou paulista, nascido na capital do Estado de São Paulo, mas, ainda com poucos meses de vida, vim com minha família para a região Noroeste do Paraná, mais precisamente para Paranavaí, por motivos de saúde. Foi aqui que cresci, estudei, casei e me tornei pai. Aqui construí minha trajetória, encontrei o espaço para realizar meus sonhos e desenvolver meu trabalho — que se tornou também minha missão de vida. Por isso, posso dizer, com orgulho, que meu coração é Paranavaiense.

Ao longo da minha caminhada como numismata, músico, engenheiro eletrônico, palestrante, escritor, professor, pesquisador e empreendedor, tive o privilégio de transformar sonhos de infância em realidade. Pessoas que antes eram apenas grandes referências para mim, no cenário nacional e internacional, hoje se tornaram parceiros e irmãos de jornada.
É uma honra poder trabalhar lado a lado com nomes ...como o do Mestre Newton C. Braga (simplesmente o maior engenheiro eletrônico do país), Renato Paiotti e Luiz Henrique Bernardes, meus mentores. Compartilhar experiências, conversas e até momentos simples, como uma mesa de almoço, tem para mim um valor incalculável.

Mas tão valioso quanto isso é o aprendizado diário que recebo das crianças, jovens e adultos que participam das atividades, oficinas e projetos. Cada olhar curioso, cada ideia colocada em prática me mostra que o futuro pode — e deve — ser construído com criatividade, tecnologia, colaboração e amor.

Esta medalha não é apenas minha. Ela representa cada estudante que acreditou em si mesmo, cada parceiro que apoiou uma iniciativa, cada instituição que abriu as portas para que pudéssemos levar conhecimento e esperança — em especial o CECAP, onde tudo começou, e onde nos tornamos pioneiros no desenvolvimento da robótica no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Brasil. Meu agradecimento especial à Tia Liria, por acreditar em minhas “maluquices”.
Esta medalha representa também a minha família, que sempre foi meu alicerce.
Meu avô, Otto Oscar Haffiner, com seu talento em construir tudo, me inspirava a cada dia — foi dele que herdei o primeiro ferro de solda, de cobre temperado a vela, com o qual dei meus primeiros passos na eletrônica.
Minha avó, Francisca Teodoro Gonçalves, que me protegeu na infância e me ensinou o valor da honestidade.
Minha mãe Ilza da Silva, uma verdadeira leoa, sempre me defendeu das dificuldades da vida e acreditou no meu potencial. Nunca esqueço sua frase: “esse menino tem que fazer curso de eletrônica!”

E claro, a minha melhor fase: minha esposa, Andréia Silva Avanci, que me presenteou com nosso filho, Pedro Otto Avanci Gonçalves. Ela me ensinou, cuidou de mim e me fez ser o marido e o pai que sou hoje.
Como já diz o ditado: “atrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher”.
Basta olharem para minha esposa, para entenderem isso.

Passamos dias difíceis, em que muitas vezes tínhamos apenas arroz e manga para comer — e a vó dizia: “nossa, vocês gostam tanto de manga...”
Hoje vejo que aqueles tempos de simplicidade foram também tempos de crescimento e fortalecimento mútuo.

Por isso, esta medalha é também de todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação (ah vocês professores), que transformam pessoas e mudam realidades.

O trabalho desenvolvido junto ao CECAP e Casa da Criança, ultrapassa oficinas e competições: é ação de proteção social, formação cidadã e geração de oportunidade. O CECAP e Casa da Criança, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atende centenas de crianças e adolescentes e, ao receber atividades de robótica e cultura maker, fortalece vínculos familiares, reduz vulnerabilidades e amplia perspectivas profissionais para jovens que muitas vezes não teriam acesso a esses recursos. Já a presença da cultura maker na grade do Colégio Bonaparte cria um efeito multiplicador — capacita professores, moderniza práticas pedagógicas, inspira outras instituições a adotarem metodologias ativas e posicionando Paranavaí como referência no Brasil em educação tecnológica. O impacto social é mensurável, direto... tanto para o município quanto para o estado!

Agradeço profundamente à Câmara Municipal de Paranavaí pelo reconhecimento — em especial à Vereadora Ivany, que há tanto tempo acompanha meu trabalho e fez esta honrosa indicação.
Agradeço à minha família, a todos os professores, parabéns pelo nosso dia, ao CECAP, a Casa da Criança e o Colégio Bonaparte por confiarem, e a cada pessoa que, direta ou indiretamente, caminhou comigo nesta jornada.

Receber esta honraria me fortalece para seguir acreditando que podemos transformar vidas por meio da educação, da inovação e do trabalho coletivo, tudo com muito amor e carinho.
Que possamos sempre honrar o legado do Dr. José Vaz de Carvalho: o de servir à comunidade com dedicação, humanidade e visão de futuro.

E, para finalizar, deixo uma mensagem especial a todos vocês aqui presente:

“Sorte é quando a competência encontra a oportunidade.” “Então não me fale que foi sorte, nunca foi sorte, foi competência”. “Teve noite, teve dia, teve choro, teve alegria, teve esforço, teve dedicação. Trabalhei duro, acreditei mesmo quando parecia impossível... — e é por isso que hoje estou aqui, eu não desisti. Que isso sirva de inspiração: e prestem muita atenção ...nada supera quem não desiste, o persistente. O resultado vem para quem planta com foco e colhe com trabalho e muito amor.”

Seguimos juntos por um futuro melhor!

Muito obrigado.

Professor Vander LAB é homenageado na Câmara Municipal de Paranavaí

Câmara de Paranavaí entrega Medalha Dr. José Vaz de Carvalho a Vander LAB - DIÁRIO DO NOROESTE

Fundo laranja
000 (44).jpg
000 (53).jpg
000 (52).jpg
000 (20).jpg
000 (1).jpg
000 (10).jpg
000 (51).jpg
000 (2).jpg
000 (28).jpg
000 (22).jpg
000 (7).jpg
bottom of page